quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Moscas e Mosquitos tem dentes?




SIM…

 Os mosquitos têm nada menos que 47 dentes. No entanto, esta não é a cifra mais surpreendente no reino animal, já que o tubarão baleia possui 4,5 mil dentes e o peixe-gato (Amiurus nebulosus) tem 9.280 dentes. Os mosquitos costumam medir entre 4 e 6 mm, dependendo da espécie.

 Outro fato curioso é que são as fêmeas que picam animais e seres humanos, utilizando as proteínas contidas no sangue para alimentar aos ovos. Os machos se alimentam do néctar das flores e de outros vegetais.

Outras curiosidades

 Existem mais de 2700 espécies diferentes de mosquitos e mais de 50 delas são resistentes a pelo menos um tipo de um inseticida.

 As fêmeas podem coletar até cinco milionésimos de litro de sangue, dependendo da espécie. Esta cifra corresponde ao que uma fêmea do mosquito Aedes aegypti pode absorver.

 Se o nervo sensorial do estômago do mosquito for retirado, o inseto não sabe quando está cheio e não pára de sorver sangue e acaba estourando.

 Um mosquito detecta a sua presa através da visão. A radiação infravermelha emitida pelos corpos quentes e os sinais químicos fornecem informações para os mosquitos, que também são atraídos pelo ácido láctico e pelo dióxido de carbono, entre outros.

Uma camada de azeite sobre a água no local onde se encontram as larvas dos mosquitos pode matá-las. O azeite obstrui um pequeno tubo que a larva utiliza para respirar.

Um mosquito voa a uma velocidade média de 1,6 a 2 quilômetros por hora.

A saliva dos mosquitos está relacionada com alguns venenos para ratos. Ambos as substâncias contêm anticoagulantes (substâncias que evitam que o sangue se coagule).


Publicado por : Fabricio

Nenhum comentário:

Postar um comentário