Curiosidades




Animal mais barulhento do mundo. Sabe qual é?


Sim, por incrível que pareça é um Micronecta Scholtzi, especificando é um percevejo aquático.

Você deve estar pensando algo como: ”Nossa, as cordas vocais desse insetinho devem ser de aço”. Prepare-se para mais essa: o barulho é produzido não pela voz do percevejo, mas pelo ato de esfregar seu pênis no próprio abdome ele deve ser o Kid bengala dos mares .

E existe inclusive um termo técnico para isso: “estridulação”. É menos raro do que parece, já que também acontece em grilos e cigarras. Sabe aquele barulhinho típico de matagais, em que as cigarras “cantam”? Pois bem, aquilo nada mais é do que uma estridulação do macho para cortejar a fêmea.

Micronecta Scholtzi. Esta pequena espécie de percevejo aquático é o novo recordista de animal mais barulhento do mundo, proporcionalmente ao seu tamanho. Imagine um minúsculo inseto, de apenas 2 milímetros de comprimento, produzindo um som de até 99,2 decibéis  o equivalente a uma orquestra sinfônica ouvida na primeira fila.

E o Micronecta Scholtzi, apesar de ser notavelmente menor do que um grilo ou uma cigarra, produz um som muito mais alto no ato de esfregar sua genitália no abdome. Como tais percevejos vivem na água, os pesquisadores precisaram instalar microfones subaquáticos para medir o barulho. A média dos sons emitidos ficou em 78,9 decibéis, mas os mais altos chegaram quase a 100.

É claro que você nunca ouviu uma estridulação tão alta assim, porque 99% do barulho se perde quando sai da água para o ar, mas ainda assim é audível pelos humanos. A baleia azul chega a emitir 188 decibéis  o elefante alcança 117, mas proporcionalmente, ninguém bate os dois milímetros e quase cem decibéis do pequeno Scholtzi.

A razão desse barulho é sexual, e não predatória ou de proteção, o que torna o recorde ainda mais pitoresco. Para produzir o som de uma orquestra, o percevejo usa uma área de 50 micrômetros, algo como a largura de um fio de cabelo humano. Os cientistas afirmam ainda não saber explicar direito como isso é possível.











Animal meteorologista.

Alguém conhece algum animal que seja capaz de prever o tempo, com dez meses de antecedência e com absoluta precisão? Depois de se estudar por 11 anos essa espécie, observou-se que, ela nunca errou.

Para quem não sabe, vou dar uma dica: trata-se de uma invertebrado muito lindo. Sentindo que o tempo será bom, essa espécie prepara-se para migrar; caso contrário, ela enterra-se no solo.


Há muitas espécies capazes de prever as mudanças do tempo. Mas, o animal ao qual nos referimos foi a joaninha-laranja.
Ela é até agora, a espécie que consegue prever o tempo com tanta antecedência.







Maior gestação

O maior período de gestação de um anfíbio - e a maior gestação de um animal terrestre - é o da salamandra negra (Salamandra atra), nativa dos Alpes suíços. A gestação dessa espécie gera de 37 a 38 meses pelo menos um ano a mais do que a do elefante-asiático, cujo período máximo de gestação é de  25 meses - a mais longa gestação de um mamífero.








Primeiro sapo sem pulmão

Em 2008 foi confirmada a primeira espécie de sapo sem pulmão. Antes conhecida por apenas dois espécimes Barbourula kalimantanensis, espécie aquática de Bonéu, absorve oxigênio diretamente da pele. Estudos fizeram essa confirmação após recente descoberta de duas novas populações desse sapo em Kalimantum, Bonéu.








Vespa é capaz de reconhecer as faces umas das outras, revela teste

Cientistas descobriram que uma espécie de vespa é capaz de reconhecer as faces umas das outras, uma capacidade importante para manter o funcionamento da sociedade desses animais. A pesquisa foi apresentada na edição da revista “Science”, por um grupo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.


Parece tudo igual? Pois as vespas conseguem reconhecer as diferenças (Foto: Science/AAAS)


Os pesquisadores já sabiam que as vespas como um todo são capazes de distinguir formatos. O reconhecimento facial, no entanto, seria algo até agora só visto na espécie de vespa-de-papel, Polistes fuscatus. Em testes, outra espécie parecida, a Polistes metricus, não apresentou a mesma característica.



Vespa da espécie estudada pelos pesquisadores da Universidade de Michigan (Foto: Science/AAAS)



Lesma Fotossintetizante


É uma notícia tão estranha que ficamos pasmos por descobrir o quanto os seres vivos são imprevisíveis e impressionantes, realmente fica difícil de acreditar em um ser do reino Metazoa que faça fotossíntese. Até tal descoberta os únicos seres capazes de tal façanha em nosso conhecimento eram os seres vivos do grupo Plantae, alguns do Protista e algumas cianobactérias  erroneamente conhecidas como algas azuis.


Elysia chlorotica 

Elysia chlorotica é uma lesma marinha de 3 cm de comprimento que vive na costa atlântica da América do Norte, capaz de uma proeza até hoje desconhecida entre os seres do reino Animal: depois de comer uma alga (do gênero Vaucheria) adquire cloroplastos ( organelas responsáveis pela fotossíntese) sem quebrá-los utilizando assim para seu próprio alimento podendo ser chamado de autótrofo, ou seja que produz seu próprio alimento.
Elysia chlorotica  se alimentando
Este ser fantástico foi descoberto por uma equipe de investigadores de Universidades Norte-Americanas e da Coreia do Sul. A equipe é liderada por Mary Rumpho-Kennedy, professora de bioquímica e investigadora na Universidade de Maine.

Os investigadores utilizaram um sofisticado equipamento radioativo que comprova a produção dos pigmentos fotossintéticos  de forma autônoma. Na lesma marinha, os cloroplastos extraídos permanecem ativos durante um ano, o que significa que, no caso de uma lesma jovem se alimentar uma vez das algas Elysia chlorotica e tiver acesso à luz solar, não tem necessidade de voltar a comer durante a sua vida.

Essa capacidade de fazer fotossíntese ainda não é hereditária, mas quem dirá que isso não possa ser possível daqui a um bom tempo?




O único animal imortal









Esta água-viva é a Turritopsis nutricula. É a única do reino animal que se sabe que não é mortal. Esta água-viva simplesmente não morre de causas naturais; não envelhece.


A característica das águas-vivas de forma geral é a existência de dois estágios de desenvolvimento: A fase de pólipo, ou fase imatura; e a fase medusa, de reprodução assexuada. Entretanto, a Turritopsis nutricula possui um mecanismo que a permite voltar à fase de pólipo enquanto está na fase de medusa. Ou seja, a cada vez que envelhece, esta água-viva é capaz de voltar a ser jovem.

As pesquisas em torno deste animal levam os biólogos a afirmarem que este ciclo possa ser infinito, o que torna a Turritopsis nutricula o único animal imortal de que se tem conhecimento!

Turritopsis nutricula tem sua origem do mar do Caribe, de onde já se espalhou pelo mundo.




Cílios


Você já viu plantas que possuem uma espécie de "pelos" em suas folhas, se assemelhando muito ao veludo quando você passa o dedo sobre sua superfície? Sabe qual a utilidade?

Uma das causas das plantas terem esse mecanismo, é a necessidade de umidade; como os organismos carecem muito de um ambiente propício ao seu crescimento, não só tendo disponibilidade de nutrientes, mas de umidade, as que possuem esses "pelos" (na verdade são denominados de cílios), fazem exatamente o processo de retenção de água por esse veículo.

Veja um exemplo abaixo:





Moscas e mosquitos tem dentes?



SIM…

 Os mosquitos têm nada menos que 47 dentes. No entanto, esta não é a cifra mais surpreendente no reino animal, já que o tubarão baleia possui 4,5 mil dentes e o peixe-gato (Amiurus nebulosus) tem 9.280 dentes. Os mosquitos costumam medir entre 4 e 6 mm, dependendo da espécie.

 Outro fato curioso é que são as fêmeas que picam animais e seres humanos, utilizando as proteínas contidas no sangue para alimentar aos ovos. Os machos se alimentam do néctar das flores e de outros vegetais.

Outras curiosidades

 Existem mais de 2700 espécies diferentes de mosquitos e mais de 50 delas são resistentes a pelo menos um tipo de um inseticida.

 As fêmeas podem coletar até cinco milionésimos de litro de sangue, dependendo da espécie. Esta cifra corresponde ao que uma fêmea do mosquito Aedes aegypti pode absorver.

 Se o nervo sensorial do estômago do mosquito for retirado, o inseto não sabe quando está cheio e não pára de sorver sangue e acaba estourando.

 Um mosquito detecta a sua presa através da visão. A radiação infravermelha emitida pelos corpos quentes e os sinais químicos fornecem informações para os mosquitos, que também são atraídos pelo ácido láctico e pelo dióxido de carbono, entre outros.

Uma camada de azeite sobre a água no local onde se encontram as larvas dos mosquitos pode matá-las. O azeite obstrui um pequeno tubo que a larva utiliza para respirar.

Um mosquito voa a uma velocidade média de 1,6 a 2 quilômetros por hora.

A saliva dos mosquitos está relacionada com alguns venenos para ratos. Ambos as substâncias contêm anticoagulantes (substâncias que evitam que o sangue se coagule).