Vegetais

Flor cadáver 
Amorphophallus titanum


Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Alismatales

Família: Araceae

Gênero: Amorphophallus

Nome binomial

Amorphophallus titanum
 





 Sabe porque a flor tem esse nome?

Esta é, provavelmente, a maior e mais mal-cheirosa “flor” do mundo. As aspas estão destacadas porque esta espécie, na verdade, não é uma flor, e sim uma inflorescência de centenas de pequenas plantas.
A Amorphophallus titanum, cujo nome significa “falo deformado gigante”, devido ao seu formato, também é chamada de flor-cadáver por causa do seu cheiro que lembra carne em decomposição. Afinal, os agentes polinizadores desta planta não são abelhas e borboletas e sim besouros. Ocasionalmente, moscas - ambos atraídos pelo cheiro de carniça.

 com certeza eu não gostaria de ser este senhor.

Além disso, o topo do espigão da planta tem aproximadamente a temperatura do corpo humano, o que ajuda a criar a ilusão de carne. Natural da Indonésia, esta flor pode atingir quase 3 m quando totalmente aberta (o maior espécime registrado tinha 2,75 m e pertencia à Universidade de Bonn, na Alemanha). 

Ela só floresce por alguns dias antes de murchar, e pode levar até 5 anos para apresentar uma nova flor. Após a fertilização, frutas vermelhas do tamanho de azeitonas aparecem no cabo. Depois disso, uma única folha cresce até se tornar uma árvore que armazena energia. Aproximadamente 4 meses antes da próxima inflorescência, quando a planta tem energia suficiente, a árvore morre e o processo começa novamente.
Alguns botânicos plantam a flor-cadáver em suas casas como um ornamento. Há de se ter muito amor às plantas para suportar o cheiro.







Espirradeira
Nerium oleander



Classificação científica

Reino: Plantae


Divisão: Magnoliophyta


Classe: Magnoliopsida


Ordem: Gentianales


Família: Apocynaceae


Gênero: Nerium


Espécie: Nerium oleander


Nome Popular: Espirradeira, oleandro, flor-de-são-josé, loureiro-rosa, loandro-da-índia, adelfa, cevadilha.


 A N. orleander, popularmente conhecida como espirradeira é uma planta originária do Mediterrâneo, arbustiva, que atinge até mais de 2 metros de altura, produz caule e ramos lenhosos com flores verdes acinzentados em forma de lanças.




A floração ocorre na primavera ou verão; suas flores são presas a cachos que nascem nas pontas dos ramos, e seus frutos possuem sementes revestidas de pelos. Existem variedades nas cores róseas, vermelho-claras e brancas, sempre muito perfumadas.

Sua grande arma de defesa é a toxicidade em todas as suas partes, devido a princípios ativos como oleandrina e neriantina. Toda a planta é tóxica (mesmo depois de morta), contém glicosídeos cianogênicos; alcaloides; estrofantina, de ação paralisante sobre o coração.



Os sintomas são: náuseas, vômitos, cólicas agudas, diarreia muco-sanguinolenta; os sintomas cardíacos podem variar desde taquicardia e bradicardia, que podem ocorrer um seguido ao outro, sucessivamente; fraqueza, depressão e colapso terminal ocorrer associados à cianose, angustia respiratória, tonturas, midríase, sonolência, torpor, coma e morte.


A espirradeira pode ser observada em muitas avenidas e parques sendo um dos arbustos mais cultivados para o embelezamento público. O consumo de uma única folha poderia causar a morte. Por isso não é recomendado o seu uso para fins ornamentais em ambientes de grande acesso de pessoas, especialmente crianças, como escolas, parques, passeios, calçadas, etc.



Deve ser cultivada sempre a pleno sol, em solo fértil. A poda anual renova a folhagem e estimula uma boa formação e floração. Por ser muito tóxica deve ser manipulada com luvas e muito cuidado.


Envenenamentos com N. oleander são particularmente comuns em locais como:

Europa

Estados Unidos (incluindo Havai)

Austrália

África do Sul

Índia

Sri Lanka

Ásia Oriental

As principais complicações que podem levar á morte por intoxicação são referentes aos sintomas verificados no sistema cardiovasculares:

Bradicardia sinusal

Bloqueio atrioventricular

Arritmias ventriculares

Batimento ventricular prematuro

Dose letal: 0,18 g da planta pode causar a morte de um homem de 80kg. Cerca de 15-20g, pode matar um bovino ou um equino. Existem casos registrados de morte de humanos em decorrência de intoxicação.