quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Ovíparos




 Os animais ovíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro de um ovo. O processo de reprodução desses animais é caracterizado pelo depósito dos ovos no meio externo, na maioria das vezes, já fecundados; e, assim, até virar um filhote o processo ocorre fora do corpo da mãe.

 No ambiente, o embrião se desenvolve ao se alimentar das reservas nutritivas presentes nos ovos até chegarem o momento da eclosão. Vale lembrar que a fecundação dos animais ovíparos podem ocorrer de maneira interna ou externa.

 A maioria das espécies de animais ovíparos possuem fecundação interna, ou seja, as fêmeas botam os ovos já fecundados pelos machos, como exemplo podemos citar todas as espécies de aves e crocodilianos e algumas espécies de peixes, lagartos e cobras. Por outro lado, na fecundação externa a fêmea deposita os ovos no ambiente e o macho libera os espermatozoides em cima dos ovos, é o caso de animais como as rãs e algumas espécies de peixes.

Exemplos de Animais Ovíparos:

Anfíbios: rã, sapo

Aracnídeos: aranhas

Aves: galinha, canário, pavão (todas as aves)

Insetos: formiga, barata, gafanhoto

Mamíferos: ornitorrinco, equidna

Moluscos: caracol, lesma, polvo

Peixes: beta, tilápia, caracu

Répteis: cobra, tartaruga marinha, jacaré,crocodilo


Curiosidades

O ornitorrinco, apesar de ser considerado um animal mamífero, ou seja, as fêmeas possuem mamas e produzem leite para amamentarem seus filhotes, eles nascem de ovos sendo portanto classificados como animais ovíparos e mamíferos.

São chamados de ovovivíparos os animais cujo desenvolvimento embrionário ocorrem nos ovos localizados dentro das fêmeas. Neste caso, o embrião depende dos nutrientes presentes no ovo bem como dos nutrientes advindos da mãe para sobreviver. Exemplos de animais ovovivíparos: tubarão, escorpião, algumas cobras.


Publicado por: Fabricio
Fonte: http://www.todamateria.com.br/animais-oviparos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário