terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Onívoros



 Animais Onívoros são aqueles que se alimentam de fonte vegetal e animal, ou seja, apresentam uma dieta bem variada. A palavra onívoro, provém do latim e corresponde a união dos termos"omnis" e "vorus" que significa "aquele que come tudo". Normalmente estes animais são classificados como predadores e possuem um aparelho digestivo adaptado para metabolizar diferentes tipos de alimentos.

 Os animais onívoros tem um fator a seu favor mediante os outros animais, eles facilmente podem se alimentar, em qualquer lugar, a qualquer momento que desejem e por isso estão propícios a se adaptarem em diversas regiões. Os animais onívoros em geral, possuem características diversas, onde cada uma favorece determinado tipo de alimentação, assim permitindo uma dieta de grande abrangência. O urso, por exemplo, tem predileção por mel e assim, se faz forte o bastante para não ser atingidos por picadas de abelhas – sua pele é muito resistente –, mas também possui dente afiado que o permite se alimentar de carne e até mesmo de plantas ou insetos.

Nível trófico

 Em relação ao nível trófico (nível alimentar), os animais onívoros participam de várias cadeias alimentares uma vez que podem ser classificados como consumidores primários, secundários ou terciários. Curioso notar que ser humano é considerado um animal onívoro, embora nosso sistema digestivo seja mais similar ao dos animais herbívoros, em que o estômago apresenta PH baixo e o intestino é longo.



Características:

Dentes incisivos curtos

Dentes caninos longos e curvos

Dentes molares agudos ou chatos

Músculos faciais reduzidos

Unhas afiadas

Não possuem enzimas digestivas

PH estomacal ácido

Intestino delgado curto

Urina concentrada

Exemplos de Animais Onívoros

 Urso, morcego, lobo-guará, suricato, jabuti, girino, porco, porco-espinho, sagui, quati, raposa, gambá, chimpanzé, corvo, gaivota, ema, avestruz, pega, gralha, guaxinim, texugo, rato, esquilo.


Publicado por: Fabricio

Fonte: http://www.todamateria.com.br/animais-onivoros/
http://www.estudopratico.com.br/animais-onivoros-caracteristicas-e-fotos-de-exemplos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário