terça-feira, 9 de julho de 2013

Mapa mundi de doenças

De acordo com o site New Scientist, cada continente foi ilustrado com as células de partes do corpo que, quando estão doentes ou apresentam disfunções, são a principal causa de morte naquela região. Na América do Norte, por exemplo, a epidemia de obesidade resultou em um mapa repleto de células de gordura, as que formam o tecido adiposo.



Já a Europa e a Rússia são ilustradas pelo tecido cerebral, o que representa as doenças neurodegenerativas que acometem a população com idade avançada. Ainda, a Ásia Oriental e a região do Oceano Pacífico são formadas pelo tecido pancreático, que, quando apresenta alguma disfunção, pode resultar no surgimento de diabetes.

A África foi representada pelas células do sangue, já que as doenças que mais matam no continente – a malária e o HIV – são transmitidas por meio dele. O Brasil e o restante da América do Sul foram representados por células pulmonares devido ao grande número de mortes causadas pelo tabagismo e por infecções respiratórias.



Odra Noel, a responsável pelo mapa, é médica e escolheu utilizar seus conhecimentos acerca de órgãos, tecidos e células para ir além de seu trabalho clínico. A imagem que você vê acima foi pintada em seda, como uma maneira de evocar os mapas que eram desenhados antigamente.

Publicado por: Fabricio

Nenhum comentário:

Postar um comentário