sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Tartaruga Mata-mata

Chelus fimbriatus


Classificação científica


Reino: Animallia

Filo: Cordados

Classe: Reptilia

Ordem: Pleurodira

Família: Chelidae

Gênero: Chelus

Espécie/Nome CientíficoChelus fimbriatus

Nome Popular: Tartaruga-mata-mata, Mata-mata.

Alimentação: É uma tartaruga carnívora que se alimenta de invertebrados aquáticos e peixes. 

Reprodução: A desova é feita em locais em que ocorrem espinhos, pedras e folhas, com postura de 12 a 28 ovos, pequenos, de casca dura e bastante áspera.

Tamanho: Possui tamanho médio em torno de 44 cm e apresenta carapaça com largura maior do que o comprimento.

HabitatPrefere rios de água escura e de pouca correnteza, lagos de água barrenta e estagnada, ou até mesmo pântanos.


A taruga mata-mata é uma tartaruga semi-aquática originária da América do Sul, que vive especificamente na região amazônica, sua carapaça, cabeça triangular e membros possuem uma ótima camuflagem, dando uma aparência similar a de folhas e pedras, possuí diversas franjas na cabeça muito similares a vermes, essas franjas foram responsáveis pela origem de seu nome científico Chelus fimbriatus, que em latim significa Tartaruga franjada ou ornamentada.

Seu nariz é bem comprido e pontudo. Sua carapaça possuí 3 quilhas longitudinais, com uma coloração marrom escura ou clara, o plastrão é um pouco mais claro e mais colorido, com placas escuras e linhas claras nas separações das placas. Suas patas são extremamente fortes e largas e seus olhos são pequenos e muito sensíveis, proporcionado uma visão bem fraca. 




O pescoço é maior do que a coluna vertebral e apresenta uma franja lateral constituída de pequenas barbelas em cada lado. Nos indivíduos adultos, a cabeça, pescoço, bordas laterais e cauda possuem coloração marrom-acinzentada. Apresenta a carapaça com largura maior do que o comprimento. Vivem aproximadamente 35 anos e atingem um comprimento médio de 50 centímetros.

Com 50 cm e 15 kg, a Mata-mata é uma das tartarugas mais frequentes em zoológicos mundo afora. Isso acontece não apenas por causa de seu baixíssimo custo de manutenção (precisam de pouco espaço e de pouca comida), mas também por sua aparência curiosa.

A camuflagem de pedra da Mata-mata é quase perfeita. Com o casco granulado, é fácil para algas grudar no corpo desta tartaruga, permitindo que ela se esconda em águas rasas do rio Amazonas com o focinho para fora, aguardando suas presas durante horas.



Apesar deste sorriso simpático, deve-se tomar muito cuidado com esta espécie. É extremamente agressiva! Quando caçam, as Mata-Matas abrem suas enormes bocas e sugam o peixe inteiro, pois não foram feitas para a mastigação.

Elas preferem rios lentos, lagos calmos, pântanos e brejos. São encontradas no norte da Bolívia, leste do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, nas Guianas e no norte e centro do Brasil.

É muito fácil confundir o pescoço da Mata-mata com um galho de árvore, mas é praticamente impossível confundi-la com qualquer outra tartaruga. A mata-mata é realmente única.

Assista ela em ação comendo um peixe :


Nenhum comentário:

Postar um comentário