sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Lagartixa-Leopardo

Eublepharis macularius


Classificão Científica

Ordem: Squamata

Família: Eublepharidae

Nome Popular: Lagartixa-leopardo

Nome em Inglês: Leopard gecko

Nome CientíficoEublepharis macularius

Distribuição Geográfica: Sudeste Asiático, Afeganistão, nordeste da Índia e Paquistão

Hábitos Alimentares: Insetívoros. Eventualmente incluem outros artrópodes

Reprodução: Botam normalmente 2 ovos por postura, e a incubação é de cerca de 60 dias

Período de Vida: 20 anos
Habitat: Desertos, áreas rochosas, áreas arenosas


 A lagartixa-leopardo recebe este nome devido à belíssima coloração de sua pele que, com a base amarelada coberta de pintas pretas, lembra muita a do famoso felino africano leopardo. Porém, os filhotes são bem diferentes: ao invés das pintas possuem listras pretas e somente na transição de jovem para adulto que as pintas começam a aparecer.

 Pertence a uma família na qual estão inclusas todas as lagartixas com pálpebras móveis, porém diferentemente das lagartixas mais comuns, a lagartixa-leopardo não possui discos adesivos nas pontas dos dedos.

 As lagartixas são um dos maiores grupos de répteis, e há mais de 400 espécies da família gekkonidae pelo mundo todo. Todas são de pequeno porte, raramente ultrapassando vinte cm de comprimento, e seu sucesso deve-se à sua extraordinária adaptação a seu modo de vida. 

 Os olhos das lagartixas são muito bons, para mirarem as presas com perfeição. Seu desenho estranho, com uma fenda central, permite que a quantidade de luz que chega à retina seja regulada com perfeição, podendo assim a lagartixa caçar tanto sob o sol como à noite. Se o olho fica sujo, elas passam a língua, grande e achatada, por cima dele para limpá-lo, como se usassem um limpador de para-brisa. Em geral, possuem uma característica muito curiosa. São répteis noturnos e fogem do sol e do calor durante o dia. A visão noturna de uma lagartixa é 350 vezes melhor do que a visão humana a noite, portanto elas conseguem distinguir cores, na maior escuridão possível.


 A lagartixa-leopardo alimenta-se de pequenos insetos, principalmente grilos. Elas se diferenciam das demais lagartixas pela sua cor e por possuir pálpebras móveis.

 Como outros répteis, a lagartixa-leopardo, de tempos em tempos, também troca de pele. Essa pele começa a ficar esbranquiçada e se solta de todo o corpo lembrando uma pessoa que está descascando por causa do sol. Após solta, esta pele é ingerida pela própria lagartixa, pois contém alguns nutrientes importantes. Os machos são diferentes das fêmeas, pois além de serem maiores e mais pesados, possuem a cabeça mais robusta.

 A maturidade sexual não é atingida conforme a idade, e sim conforme o tamanho: com aproximadamente 35g, uma lagartixa-leopardo já pode ser considerada sexualmente madura. São lagartos de vida longa e de hábitos noturnos. Há registros de uma macho que chegou a ter 28 anos. Fêmeas vivem menos que os machos, sendo o recorde de 21 anos. Podem chegar a medir 20 cm de comprimento.


 Este réptil pode ser encontrado no Oriente Médio (Paquistão, Afeganistão e Irã), é uma das poucas espécies da família que habita regiões montanhosas e desérticas, mas as habilidades da família a fazem ter boas chances de sobrevivência mesmo em um habitat tão inóspito quanto este.

 Embora a lagartixa-leopardo tenha sido o primeiro lagarto a ser domesticado nos Estados Unidos, no Brasil não é permitido que as pessoas a mantenham em casa e muito menos a sua comercialização, portanto aqui, não é considerado um animal de estimação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário