segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Herbívoros



 Os herbívoros são organismos que consomem somente seres autótrofos (organismos capazes de produzir seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas), tais como plantas, algas e algumas bactérias que realizam a fotossíntese. Desta forma, ecologicamente falando, podem exercer um papel de predadores, por remover indivíduos da população; ou parasitas, por consumirem determinadas estruturas das plantas, mas sem matá-las.

Informações sobre os herbívoros 

 Dentro desta definição, muitos fungos, algumas bactérias, muitos animais, cerca de 1% da flora e alguns protistas, podem ser considerados herbívoros. Muitas pessoas restringem o termo herbívoro somente para animais, contudo, como acabamos de ver, esta definição vai além disso.
Fungos, bactérias e protistas que fazem das plantas o seu “habitat”, são considerados parasitas. São assim chamados, pois, vivem por intermédio de outro ser, do qual retiram todos os recursos necessários para sua sobrevivência. Eles são nocivos às plantas, por isso, são considerados patogênicos.

 Uma concepção errada que normalmente se tem a respeito destes animais é a de que eles serão necessariamente mansos por serem herbívoros, isso não é verdade. Alguns animais de grande porte se utilizam da força para se defender, já que sua posição na cadeia alimentar é desprivilegiada; assim, podem ser perigosos e chegam a atacar humanos e outros animais agressivamente. Como exemplos de herbívoros considerados perigosos têm-se búfalo, rinoceronte e elefante.

 Uma maneira curiosa de se identificar um animal herbívoro é perceber em sua cara, estes animais possuem globos oculares do lado, pois não precisam dos olhos na frente da cabeça por não caçarem presas.




Dieta dos herbívoros

 Assim como todo e qualquer animal, os herbívoros são importantes para a cadeia alimentar. Nesse caso, são responsáveis por levar até outros animais, os carnívoros especialmente, as vitaminas que provém da energia solar e que ficam armazenadas nas plantas a serem ingeridas. Eles também são capazes de controlar certas populações de plantas, interferindo em sua taxa de crescimento, é o caso de alguns insetos.

De acordo com a dieta desses animais, temos algumas classificações:

Folívoros: animais que se alimentam de folhas, por exemplo, coelho, jacu-cigano, bicho preguiça, coala, iguana.

Frugívoros: animais que se alimentam de frutas, por exemplo, o tucano, sanhaço, araçari, morcego, anta, gambá.

Granívoros: animais que se alimentam de sementes de plantas e grãos, por exemplo, galinha, arara, papagaio.

Nectarívoros: animais que se alimentam do néctar das plantas, por exemplo, abelhas, borboletas, morceguinho-do-cerrado.

Polinívoros: animais que se alimentam do pólen das flores, por exemplo, aranha, roedores, morcegos, marsupiais e alguns pássaros.


Características:

Dentes caninos sem pontas

Dentes molares achatados

Mandíbula ligeiramente alongada

Transpiração pelos poros

Destituídos de garras

Saliva e urina alcalina

Grande quantidade de ptialina (enzima presente na saliva)

Estômago dividido em 03 ou 04 compartimentos




Importância na cadeia alimentar 

Os herbívoros desempenham um papel muito importante na cadeia alimentar, pois é através deles, que a energia solar armazenada nas plantas é disponibilizada a outros animais da cadeia alimentar, como por exemplo, os carnívoros. 



Publicado por: Fabricio

Fonte: http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_herbivoros.htm
http://www.todamateria.com.br/animais-herbivoros/
http://www.estudopratico.com.br/animais-herbivoros-caracteristicas-e-fotos-de-exemplos/
http://www.brasilescola.com/animais/herbivoro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário