domingo, 14 de julho de 2013

Reutilização de casca de ovo

Uma pessoa normal olha para um ovo e pensa em “omelete” ou “fritada”. Um jardineiro olha para um ovo e pensa: “Sim! Adubo de qualidade para as plantas”.

Cálcio na agricultura:


É um dos chamados macronutrientes secundários junto com o magnésio (Mg) e o enxofre (S). Os efeitos indiretos do cálcio são tão importantes quanto o seu papel como nutriente. O cálcio promove a redução da acidez do solo, melhora o crescimento das raízes, aumento da atividade microbiana, aumento da disponibilidade de molibdênio (Mo) e de outros nutrientes, sendo também indispensável para a germinação do grão de pólen e crescimento do tubo polínico . Reduzindo a acidez do solo, diminui a toxidez do alumínio (Al), cobre (Cu) e manganês (Mn). Plantas que apresentam altos teores de cálcio resistem melhor a toxidez destes elementos.

· Aumenta a resistência dos tecidos vegetais, 
  permite um melhor comportamento do caule .
· Permite o desenvolvimento normal do sistema radicular.
· Permite uma melhor resistência às agressões externas.
· Aumenta o valor alimentar das forragens.

É possível conseguir todas essas vantagens com a casca do ovo, nos mercados seria substituída pelo pó de osso que atribuiria vantagens parecidas. Deve-se ser preparada da seguinte forma:









Deixe as cascas no forno elétrico ou convencional por 5 a 10 minutos, em potência média, para desidratá-las. Desta forma fica muito mais fácil pulverizá-las. Só tome cuidado para não deixá-las queimar.  Se estiver usando um forninho elétrico, ajuste o aparelho para que apenas a parte de baixo do forninho esquente.

Não é conveniente guardá-las para secar depois, pois a decomposição das partes orgânicas ainda úmidas poderá provocar mau cheiro e atrair animais indesejados, como moscas. Vá secando e guardando depois, até obter uma boa quantidade que mereça ser processada.

Caso não houver um forno, as cascas podem ser postas ao sol para a secagem natural, estarão secas no próximo dia.






Quando houver o acúmulo de uma quantidade considerável, triture-as no liquidificador até chegar a obtenção de um pó bem fino (quanto mais fino melhor, pois facilita a decomposição).





A receita é 50 gramas de pó de casca de ovo para 40 litros de terra. Guarde o que sobrou em um pote vazio para o uso tardio.

Publicado por: Fabricio
Fontes: http://www.agrolink.com.br/fertilizantes/nutrientes_calcio.aspx
           http://www.cachorroverde.com.br/index.php/tudo-sobre-o-po-de-casca-de-ovo/
           http://flores.culturamix.com/jardim/o-uso-da-casca-de-ovo-nos-jardins
           http://www.oxyfertil.com/portugal/role-ca-mg-plante.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário