domingo, 14 de julho de 2013

Viúva negra

Viúva Negra

Latrodectus manctans






Classificação científica


Reino: Animalia



Filo: Arthropoda



Classe: Arachnida



Ordem: Araneae


Subordem: Araneomorphae



Família: Theridiidae



Gênero: Latrodectus


Espécie: Latrodectus manctus



Ação do veneno: Neurotóxico

Sinais e sintomas precoces: Dor intensa pelo corpo,calafrio,tremedeiras, suores frios.

Sinais e sintomas tardios: convulsões, retenção da urina, palpitações cardíacas.


Latrodectus manctans


Identificação: Black widow Comprimento: 12 mm (fêmea)  50 mm (fêmea). O macho é um pouco menor.  



 Onde são encontradas: EUA, México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Ilha do Caribe, Jamaica, Haiti, república Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Paraguai.


O ataque: A viúva-negra tem péssima reputação e não é sem razão: sua picada é realmente perigosa. Provoca dores, cãibras e distúrbios nervosos, ou até a morte, no caso de pessoas debilitadas. Na verdade, só algumas fêmeas são grandes o bastante para serem perigosas; geralmente, elas não são agressivas e sua primeira reação ao perigo é se esconder. 



Distribuição geográfica: Existem numerosas subespécies de viúvas-negras, distribuídas pela maioria das regiões quentes. A mais venenosa delas é a do sul dos estados Unidos. São aranhas de porte médio, corpo preto-brilhante e freqüentemente com uma mancha vermelha no abdomen, que é muito grande em relação ao corpo e quase esférico.


Habitats: Fazem suas teias em lugares sombrios e frescos, o que explica a sua preferência por casas. Quando um inseto pousa em sua teia, a viúva-negra é avisada pelas vibrações dos fios. Ela corre e envolve sua vítima numa rede espessa de fios antes de aferroá-la com suas quelíceras, pinças ocas que injetam o veneno. Após o acasalamento, a fêmea devora o macho. O casulo onde os ovos são depositados é maior que o corpo da aranha. Dele saem dezenas de filhotes.

Latrodectus curacaviensis




Veja o vídeo abaixo e saiba um pouco mais:



Postado por: "Paulo César"
Fonte:"http://www.saudeanimal.com.br/vnegra.htm"

Nenhum comentário:

Postar um comentário