domingo, 7 de julho de 2013

Aranha Armadeira

Aranha Armadeira
Phoneutria negriventer


Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Arachnida

Ordem: Araneae

Subordem: Araneomorphae

Família: Ctenidae

Gênero: Phoneutria

Espécie: Phoneutria negriventer


Ação do veneno: Neurotóxica


Sinais e sintomas precoces: vermelhidão,inchaço seguido de vômitos e taquecardia.


Sinais e sintomas tardios: Dor Aguda,visão turva, queda de pressão.



Identificação: Agressivas e valentes; espinhos negros implantados no corpo; coloração cinza com 2 a 3 cm de comprimento; fórmula ocular: 2 olhos na 1ª fila, 4 olhos na 2ª fila e 2 olhos na 3ª fila, implantados na cabeça. O corpo é coberto por pelos curtos, aderentes, marrons acizentados, o segmento basal da quelícera tem pelos vermelhos. No dorso do abdômen há pares de manchas claras formando uma faixa longitudinal e desta seguem filas laterias oblíquas de manchas menores. O ventre da fêmea é negro e do macho alaranjado, apresentando o macho um colorido geral mais claro, amarelado. As pernas apresentam espinhos negros implantados em manchas claras. 

O ataque: Todas as espécies são causadoras de acidentes pois ao se sentirem ameaçadas procuram picar. Assumem uma atitude típica, apoiando-se nos dois pares de pernas traseiras, erguendo os dois dianteiros e os papos, abrindo os ferrões, eriçando os espinhos. Acompanham o movimento do agressor procurando a defesa no ataque. São muito rápidas. 

Onde são encontradas: As estatísticas demonstram que a maioria dos acidentes ocorre dentro de casa, nos quintais, jardins (quando se removem utensílios) e, principalmente, em casas campestres e de veraneio. Escondidas dentro dos sapatos, costumam picar os dedos dos pés da vítima.Tornam-se mais ativas nos meses de acasalamento ( em São paulo: março/abril) quando podem ser encontradas inclusive dentro de casa, escondendo-se em sapatos, atrás de cortinas, no meio da roupa.

Distribuição geográfica: Ocorre em toda América do Sul. Pelo fato de abrigarem-se em cachos de bananas e são exportadas para outros países. 

Habitats: As armadeiras não constroem teias. São crepusculares e noturnas, alojando-se em locais escuros, buracos na terra ou sob a vegetação , entre folhagens de arbustos, sob troncos de árvores, no interior escuro das bainhas das folhas de coqueiros ou palmeiras derrubadas ao chão ou dentro das bainhas das bananeiras, inclusive entre os cachos de frutas. 

 Phoneutria fera

Veja abaixo o vídeo abaixo e saiba um pouco mais:

   

"Postado por Paulo César"
Fonte:"http://www.saudeanimal.com.br/armadeira.htm" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário