sexta-feira, 20 de junho de 2014

Zebra de Damara

Equus burchelli antiquorum



Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Perissodactyla

Família: Equidae

Género: Equus 

Espécie: Equus burchelli antiquorum



Distribuição

As zebras habitam uma grande região, que vai da zona central do continente africano até ao extremo Sul do mesmo.

São mamíferos, membros da mesma família dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul. A pelagem deste animal consiste num conjunto de listras contrastantes de cor, alternadamente, pretas e branca, dispostas na vertical, excetuando nas patas, onde se encontram na horizontal.



Juntamente com o gnu, é dos animais mais bem sucedidos da savana africana. Existem às centenas de milhar, espalhados por vários países, e nem as guerras que durante dezenas de anos martirizaram esta zona conseguiram pôr em risco a sua sobrevivência.

As zebras são herbívoros que vivem em grades manadas, pastando livremente pela savana. São das presas mais apetecíveis para leões, hienas e cães selvagens. 

As riscas das zebras são características de cada animal. Estranhamente, ao mesmo tempo em que as torna indistinguíveis para os outros animais, as listras das zebras na verdade as ajudam a se reconhecerem. Os padrões de listras são como "impressões digitais" . Cada uma tem disposição diferente das listras. Os zoólogos acreditam que é assim que elas se distinguem no bando. Isto certamente tem benefícios significativos. Por exemplo, a zebra fêmea e seu potro podem saber onde estão em um bando grande e uma zebra pode rapidamente distinguir seu próprio bando de outro. Isto também ajuda os pesquisadores humanos, pois permite que localizem determinadas zebras na selva. Estas riscas servem como camuflagem para os predadores uma vez que, quando a manada está em movimento, as riscas destes animais provocam ilusão de óptica aos predadores que não conseguem enxergar em cores. Este benefício pode ajudar uma zebra individualmente em algumas situações, mas o meio mais significativo de proteção tem relação com os bandos . Elas normalmente viajam em grupos grandes, ficando muito próximas umas às outras. Mesmo com seu padrão de camuflagem, é muito improvável que várias zebras possam escapar da observação de um leão, mas suas listras as ajudam a tirar proveito dessa situação. Quando todas as zebras se unem em um grupo grande, o padrão das listras de cada uma se mistura aos das zebras que estão em volta. Isto confunde o leão, que enxerga uma massa grande e listrada em movimento em vez de diversas zebras individuais. O leão tem problemas para escolher uma, todavia fica sem um bom plano de ataque. É difícil para o leão até reconhecer para que lado cada zebra está se movendo: imagine a diferença em perseguir um animal e investir contra uma bolha amorfa de animais se movendo em todas as direções. A incapacidade do leão em distinguir zebras também torna mais difícil enxergar e ir atrás das mais fracas do bando. Mesmo assim, são caçadas aos milhares na savana africana, principalmente nas emboscadas montadas pelas leoas, que apanham cada animal que passa na sua zona e não o persegue individualmente.

A grande viagem

Todos os anos as zebras sentem o apelo da grande viagem pelo Serengueti. Quando chega a altura desse empreendimento, juntam-se às centenas de milhar e, juntamente com os gnus, partem para a grande caminhada para Norte, em busca de água e pastos mais verdes onde podem comer melhor, quer em quantidade, quer em qualidade.



Algumas, são vítimas dos predadores terrestres, outras, são vítimas da longa viagem, e outras ainda, dos crocodilos. Estes, avisados pelo troar de milhares de animais em aproximação, estão em alerta, e se a maioria das suas vítimas são gnus, também algumas zebras são apanhadas na matança que os crocodilos fazem nesta altura. 

Gestação

As zebras têm uma gestação de aproximadamente 360 dias, da qual nasce por norma uma única cria. Só muito raramente acontecem partos múltiplos.



Peso, tamanho e longevidade

Uma zebra pode medir 2,20 m, ter 1,40 m de altura e pesar mais de 200 kg. A sua esperança de vida ronda os 30 anos.

Assista este vídeo. Uma zebra se camufla e escapa de um possível ataque de uma leoa. O vídeo começa aos 3:15 :

Nenhum comentário:

Postar um comentário