sexta-feira, 13 de junho de 2014

Equidna

Tachyglossus aculeatus



Classificação científica



Reino: Animalia


Filo:Chordata

Classe: Mammalia

Subclasse: Prototheria

Ordem:Monotremata

Família: Tachyglossidae

Gênero: Tachyglossus

Espécie: T.Aculeatus


O equidna é um animal pequeno, muito parecido com o ouriço, conforme se nota pela foto abaixo. Trata-se na realidade, de um animal primitivo, que assim como o ornitorrinco, é um mamífero que bota ovos. Possui algumas características de répteis, como o sistema reprodutor e a maneira de locomover-se.


Na mitologia grega, o equidna era tratado como um monstro com aspecto de serpente, chamado de "mãe de todos os monstros". Este vivia com um gigante chamado Tífon. Alguns de seus filhos estão entre as criaturas mais temidas da mitologia clássica - a Quimera, a Hidra, Cérbero e a Esfinge.

Bem diferente da realidade acima descrita, o equidna é apenas um pequeno animal, que possui seu corpo cercado de espinhos, e que se alimenta de pequenos animais, como cupins e minhocas. Possui um bico longo, do qual ele puxa a sua presa. O jeito que ele pega a sua alimentação é semelhante ao tamanduá bandeira, sendo por isso apelidado de "tamanduá de espinhos". Seu nome científico é: Tachyglossus aculeatus. Sua massa é em torno de 3 a 6 quilos, medindo no máximo cerca de 17 centímetros.

A fêmea não constrói ninho, mas incuba por dez dias os ovos dentro de uma bolsa que tem no abdômen. Os filhotes ficam na bolsa até que nasçam os espinhos. A fêmea bota os ovos apenas uma vez por ano. Seu habitat natural é na Nova Guiné e na Austrália. Ele costuma viver em grandes altitudes. Seus espinhos, assim como nos ouriços e porcos-espinhos, servem para proteção.


Aliás, por viver na Austrália, o equidna foi um dos mascotes das Olimpíadas de Sidney 2000. O nome do mascote é Millie. Vive passando vários documentários na TV, falando sobre os animais que vivem na Nova Guiné, Austrália, entre outros. E sempre é falado no equidna  O pequeno animal é mesmo muito parecido com o ouriço, daí o fato de Sonic e Knuckles serem fisicamente semelhantes.

Os equidnas podem também ter dentes, mas eles são de cartilagem e acabam caindo com o tempo. Possuem garras nas patas para cavar e o macho tem uma espora em seu tornozelo, igualzinho ao Ornitorrinco. Como defesa, assim como o ouriço, ele se enrola numa bola de espinhos ou enterra-se na terra , deixando pra fora os espinhos.



Assista o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário