segunda-feira, 17 de junho de 2013

Horta

A garrafa pet é um produto descartável, tendo potencialmente grande risco ao meio ambiente afetando a fauna e flora. Uma das maneiras de reutilização desse material tão versátil é fazer hortas, hortas que além de lhe proporcionar comida sem agrotóxicos e não transgênicas, ajudam na decoração de seu recinto e na sua saúde.

Há diversos modos de se fazer uma horta, inclusive existe uma lei (10.831/2013) declarando que espaços públicos de parques (por exemplo) é permitido o cultivo de hortas públicas. 

Aqui será apresentado alguns modos de fazer uma com garrafas pet em sua casa: verticais; hidropônicas; com reserva se água e etc. Depende apenas de sua criatividade.


Esse primeiro método que vos mostraremos, foi desenvolvido pelo Marcelo Rosenbaum no quadro “Lar Doce Lar”, do programa “Caldeirão do Huck”.

Você precisará de:

- garrafa PET de 2 litros vazia e limpa
- tesoura
- corda de varal, cordoalha, barbante ou arame
- para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa PET
- terra
- muda de planta

Corte a garrafa PET, como na foto:





“Para fixar as garrafas, deve-se fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na parte superior. Dá pra entender direitinho olhando bem a foto acima. Além dos furinhos para passar a corda, é necessário um pequeno furo para água da rega escoar. Depois disso, passe a corda por um furo e puxe pelo outro".





Após realizar todas as etapas apresentadas, basta esticar e fixar a corda na parede.


Ao decorrer do tempo estaremos ensinando mais outras formas e dando dicas.


Publicado por: Fabricio

Nenhum comentário:

Postar um comentário