domingo, 7 de abril de 2013

Troca de exoesqueleto de um gafanhoto


Um fotógrafo amador conseguiu registrar um raro espetáculo da natureza: um gafanhoto trocando sua “pele” velha, deixando para trás uma réplica perfeita de si mesmo.



Com cuidado, mas com determinação e destreza, o inseto levou 40 minutos para jogar fora sua casca dura exterior, chamada exoesqueleto, enquanto pendurava-se em um pedaço de grama.

Adhi Prayoga, 41 anos, assistiu a transformação em seu quintal em Mataram, na Indonésia, e pegou o momento em câmera. “Eu observei o gafanhoto conforme ele começou a virar a cabeça para baixo, movendo o corpo para liberar a pele velha. Então, vi algumas formigas interessadas no processo”, conta.


Esta é uma fase de metamorfose do gafanhoto. Ovos eclodem em ninfas, que parecem pequenos adultos sem asas e órgãos reprodutivos. Ninfas trocam de “casca” muitas vezes conforme crescem até se tornarem adultas.

Há cerca de 10.000 espécies de gafanhotos, com a maior crescendo cerca de 11,5 cm de comprimento. Enquanto gafanhotos comem plantas, seus predadores incluem pássaros, besouros, roedores, répteis e aranhas. Algumas moscas também comem ovos de gafanhoto. Tal casca abandonada pode ser uma boa distração.




Nota: Na posteridade estarei publicando sobre o motivo da troca de exoesqueleto.


Publicado por: Fabricio

Nenhum comentário:

Postar um comentário