quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Nova descoberta


Animal é carnívoro e vive a 3,5 mil metros no fundo do oceano.
Esponja possui ganchos em seus 'ramos' e é carnívora, dizem cientistas.


Cientistas descobriram uma espécie nova de esponja (Chondrocladia lyra) no fundo do oceano, a cerca de 3,5 mil metros de profundidade. Com hábitos carnívoros e formato incomum, ela recebeu o nome de "esponja-harpa" porque lembra o instrumento musical.
Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey, nos Estados Unidos, usaram dois robôs operados remotamente para encontrar a espécie, avistada na costa da Califórnia. Duas "esponjas-harpa" foram coletadas e outras dez foram observadas, dizem eles.

Para se fixar nas profundezas oceânicas, as esponjas usam estruturas parecidas com raízes, dizem os cientistas. Elas são formadas por ramos horizontais, chamados pelos pesquisadores de "palhetas", que dão suporte a uma série de ramificações que crescem verticalmente.


'Esponja-harpa' é avistada no fundo do mar próximo aos EUA (Foto: Reprodução/Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey)

(Foto: Reprodução/Instituto de Pesquisa do Aquário
da Baía de Monterey)

Predadores

Estas esponjas são predadoras do fundo do mar, disseram cientistas ao site do instituto de pesquisa. Elas capturam pequenos animais, como camarões, peixes e outros crustáceos, que passam pelos "ramos" da esponja levados pelas correntezas oceânicas.

"Elas possuem ganchos farpados que cobrem suas ramificações e prendem os animais. Uma vez que o animal foi preso, a esponja o envolve com uma pequena membrana, e lentamente começa a digeri-lo", dizem os pesquisadores no site do instituto.



Robô captura imagem de 'esponja-harpa' (Foto: Reprodução/Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey)


Publicada por: Fabricio

Nenhum comentário:

Postar um comentário