quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Motos e helicópteros são grilos e besouros na visão de 'Bichos da Cidade'





Grilos metálicos cricrilam entre os vaga-lumes dos carros: são as motocicletas que apavoram o trânsito na cidade grande. Enquanto isso, no alto dos arranha-céus, ou em cima do telhado, um coleóptero (besouro) "zilha, zumbe / é um ruidoso helicóptero".

Essas são as comparações poéticas do livro "Bichos da Cidade", de Heitor Ferraz Mello. O escritor e jornalista, que nasceu na França e vive em São Paulo, inventa também nas rimas outras brincadeiras nos poemas do livro.

Os animais urbanos incluem fuscas que são tartarugas e betoneiras que expelem "cocô cinzento / fazendo ruídos / e prédios de cimento".

Em casa, há um cavalo corintiano e até um bicho-preguiça, que observa a paisagem através da janela, no tronco da árvore-coluna do dono: é a mochila!

Na área de serviço, os passarinhos entram na máquina de lavar roupas: "No céu agitado, / giram para todos os lados, / cada vez mais brancos, / enxaguados: / passarinhos-cuecas, / passarinhos-meias, / passarinhos-calcinhas, / passarinhos-camisetas".

As intrigantes formas dos versos de "Bichos da Cidade" são autênticos motores de impulsionar na gente a percepção sobre o mundo.

Em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1178557-motos-e-helicopteros-sao-grilos-e-besouros-na-visao-de-bichos-da-cidade.shtml
Publicado por: Bruna Rojas

Nenhum comentário:

Postar um comentário