sábado, 29 de junho de 2013

Você sabe o que é uma leguminosa?



 Embora muitas pessoas acreditem que leguminosas são legumes, isto não é correto. Na realidade, leguminosas são os grãos produzidos em vagens como os feijões, a lentilha, o grão-de-bico, a soja, a ervilha, o amendoim e o tremoço.

 Esse grupo alimentar é fonte importante de carboidratos, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e, também, proteínas, que são “construtoras de tecidos” no organismo. Mas, as vantagens das leguminosas não acabam por aqui. As fibras, solúveis e insolúveis — as quais colaboram para um bom trabalho intestinal e contribuem para o controle de colesterol do sangue, fazendo o intestino funcionar bem —, o alto teor de ferro e as vitaminas tipo B, presentes nas leguminosas, tornam esses alimentos muito nutritivos.

 Conheça um pouco mais sobre cada uma das leguminosas:

 Feijão – Existem vários tipos: feijão-de-corda, preto, roxinho, rosinha, branco, mulatinho, verde, entre outros. São importante fonte de minerais — como ferro, fósforo, magnésio e manganês —, e de proteínas, e apresentam alto teor de fibras. Não contém colesterol e ainda são considerados uma das melhores fontes vegetais de vitaminas do complexo B. Para serem mais bem absorvidos, devem ser consumidos com alimentos ricos em vitamina C — como sucos de frutas cítricas.

 Lentilha – É um grão muito saboroso, pode ser servida quente ou fria, em saladas, com arroz ou em sopas. Seu maior benefício é sua elevada quantidade de fibras, que ajuda na redução da taxa de gordura no sangue, e também é rica em proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B.

 Grão-de-bico – É uma excelente fonte de carboidratos e contém importante teor de proteínas. Destacam-se também seus consideráveis valores de folato, da vitamina B1 e dos minerais: ferro, fósforo e potássio. Esse grão pode ser consumido como salada, acrescentado em cozidos, sopas etc.

 Soja – Atualmente este é o grão mais estudado por muitos pesquisadores, pois possui inúmeras propriedades funcionais. Essa é a única leguminosa que contém os nove aminoácidos essenciais na proporção correta para o ser humano. É rica nas vitaminas A, C, E e nas do complexo B. A soja também é rica em minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio, sem falar nas fibras.

 Ervilha – Pode ser consumida seca ou verde. Temos a ervilha em vagem, conhecida como ervilha torta, e a ervilha em grão. Seu valor nutritivo varia conforme o tipo, mas de um modo geral oferece minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, e, ainda, as vitaminas A, e as do complexo B e C.

 Amendoim – Poucos sabem, mas essa semente é um dos alimentos mais completos em nutrientes. É rico em proteínas e vitaminas do complexo B, em folato e em minerais, como cálcio, fósforo, potássio e zinco. Apesar de pertencer ao grupo das leguminosas, apresenta maior teor de gordura, por isso, muito cuidado na quantidade a ser consumida.

Publicado por: Fabricio

Nenhum comentário:

Postar um comentário