quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sandy? É você?

No final do mês de Outubro se deu o início de um dos maiores desastres mundiais deste ano. O Furacão Sandy começou a se formar por volta do dia 24 de outubro sobre a Jamaica, onde ocorreu uma enorme devastação, bem como em Cuba, Bahamas. Por volta do dia 27 o furacão passou pela República Dominicana e Haiti, e mesmo com uma certa perda de intensidade, causou sérios estragos àquela região, que é carente de recursos financeiros.
O furacão Sandy ganhou muito destaque em noticiários no dia 29 de Outubro em diante, quando tocou o solo norte-americano em Nova Jersey. Todo o leste dos Estados Unidos já se preparava para a tragédia que o furacão poderia causar, e de fato, Sandy foi responsável por mais de 160 mortes no total.

Mas em meio às mortes, estragos e prejuízos de todo tipo, o furacão Sandy levou o Brasil a se lembrar de sua mais ilustre Sandy, que fez sucesso ao lado do irmão Júnior nos anos 90, atraiu muitos fãs e hoje faz parte de holofotes e acompanha o furacão “xará”.
Porém, por que Sandy? Poderia ser Junior? Você que gostaria de ver um furacão com o nome de uma amiga, saiba que há um longo processo para que se nomeie um furacão.
Saiba que quem atribui nome aos furacões é a Organização Meteorológica Mundial, que criou seis listas com 126 nomes, tanto femininos como masculinos, e de origem inglesa, holandesa, francesa e espanhola. Cada uma dessas 6 listas é consultada uma vez a cada seis anos para nomear grandes ciclones na região do norte do Oceano Atlântico, Golfo do México ou Mar do Caribe. Entretanto, esse é o único critério específico para se nomear um furacão. Ou seja: “Sandy” é um dos nomes que estava na lista de nomes para 2012, e como foi o nome escolhido, o azar é todo da cantora brasileira!
Mas a cantora poderia se sentir melhor ao saber que não ouvirá mais piadas com o nome: quando um furacão causa estragos de dimensões enormes (por exemplo, o furacão Katrina, em 2005), o nome é trocado na lista. Esse processo deve acontecer neste ano, e o nome que irá substituir Sandy é votado por uma comissão do Centro Nacional de Furacões.
Quer saber quais são os possíveis nomes de furacões para os próximos anos? Consulte a lista em http://www.wmo.int/pages/prog/www/tcp/Storm-naming.html



Publicada por: Bruna Rojas

Nenhum comentário:

Postar um comentário