sexta-feira, 23 de maio de 2014

Aye-Aye

Daubentonia madagascarienses



Classificação científica


Reino: Animalia


Filo: Chordata


Subfilo: Vertebrata


Classe: Mammalia


Subclasse: Theria


Infraclasse: Placentalia


Ordem: Primates


Subordem: Strepsirrhini


Infraordem: Chiromyiformes


Família: Daubentoniidae


Gênero: Daubentonia


Espécie: D. madagascarienses

Estado de conservação: Considerada como estando a sofrer um risco muito elevado de extinção na natureza. Em extinção.



Sabe porque este animal está em risco de extinção?



A sua quase extinção é provocada pela destruição do seu habitat natural e de uma radical superstição da população nativa de Madagascar. Uma lenda antiga malgache afirmou que o Aye-Aye é um símbolo da morte. Alguns acreditam que se o animal apontar o dedo do meio para alguém, eles estão condenados à morte. Outros dizem que a aparição de um Aye-Aye numa aldeia prediz a morte de um morador. Muitos acreditam que esses bichos são capazes de esgueirar-se em casas com telhados de palha para assassinar os ocupantes que estão dormindo, utilizando seu dedo médio para perfurar-los.



Mesmo protegidos por lei, o assassinato desses bichinhos aumentam a cada ano e os locais onde eles são vistos como bom presságio são minoria. Algumas pessoas tentam ser otimistas ao acreditar que a superstição desse povo pode impedir as pessoas de caçá-los, mas mesmo que isso ocorra não será o suficiente para livrar essa espécie da extinção.



De nome científico Daubentonia madagascariensisum, do grupo dos lemuriformes (primatas que habitam apenas a Ilha de Madagascar, na costa Sudeste da África) o Aye-Aye é um curioso animal que vive em árvores da selva tropical Malgaches. Pensava-se que este animal tinha desaparecido por completo em meados de 1933, porém foi redescoberto em 1957.



Uma pesquisa recente mostra que hoje ele é considerado quase extinto, por isso muitos deles são mantidos em jardins zoológicos. Para dificultar a procriação e agravar a sua atual condição, o Aye-Aye só pode ter um filhote por cria.



Com um comprimento máximo de corpo de 44 cm e um rabo de 60 cm, essa criatura emerge pela noite para comer larvas de insetos, ovos, brotos e frutas. Utilizando o longo dedo mediano de cada mão e aproveitando a sua forma física, parecida com a de um macaco, consegue se movimentar verticalmente com facilidade.  O Aye-Aye golpeia um tronco de árvore e ouve, com as suas orelhas de morcego, movimentos dos insetos que furam a madeira. Quando localiza um, o animal o extrai com um dos dedos ou arranha a madeira com seus afiadíssimos dentes.



Os machos dessa espécie vivem em grandes áreas de até 80 hectares (320.000 m2), enquanto as fêmeas - que são dominantes sobre o sexo masculino – têm seu espaço reduzido em até 20 hectares (81.000 m 2 ). Eles não são monogâmicos e muitas vezes competem bravamente entre si para conquistar ou defender seus companheiros. Os machos são muito agressivos chegando até mesmo a puxar outros machos fora de uma fêmea durante o acasalamento. Machos e fêmeas interagem apenas ocasionalmente, geralmente para o forrageamento.



Os bebês Aye-Ayes são completamente hábeis dentro de um mês de nascimento. O pai, por vezes, divide a comida com eles, enquanto as suas mães arrumam meios de interação social, como jogar "esconde-esconde”. Após 13 semanas, as crianças estão prontas para interagir com outros jovens da mesma espécie, geralmente por brincadeira. 


Assista esse vídeo super animal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário