sábado, 4 de maio de 2013

Aranha de Jardim




Aranha de Jardim 
Lycosa erythrognatha







Classificação científica


Reino: Animalia



Filo: Arthropoda



Classe: Arachnida



Ordem: Araneae


Subordem: Araneomorphae


Família: Lycosidae


Gênero: Lycosa


Espécie: Lycosa erythrognatha


Ação do venenoProteolítica

Sinais e sintomas precocesReação local discreta

Sinais e sintomas tardios: Necrose superficial ou nenhuma reação local.



Estas aranhas também conhecidas como aranhas de jardim, de grama ou tarântula, apresentam como característica um desenho negro em forma de ponta de flecha no dorso do abdome. São aranhas errantes (vivem em solos), vivem em gramados junto às residências e não são agressivas, após descoberta sua atitude é apenas fugir de imediato. São parecidas com as aranhas armadeiras, seu único fator visual que diferencia é seu desenho.O quadro clínico devido à sua picada é em geral pouco importante e o tratamento restringe-se ao curativo local.


São encontradas em jardins como citado acima, terrenos baldios, tocos de madeira e etc.
  
HISTÓRIA




Da família Lycosidae, encontramos com o nome de Lycosa, milhares de espécies de aranhas em todo o mundo e dentre elas existem cerca de 300 subfamílias na América do Sul e mais de 120 no Brasil. As fêmeas são bem mais encorpadas do que os machos e podem atingir até uns 8 cm de tamanho, incluindo as pernas.

Como característica das fêmeas das Lycosas, observamos o costume que apresentam em carregar na extremidade do abdômen uma esfera cheia de ovos denominada de ooteca.


São popularmente conhecidas como tarântulas, e a razão deste nome se dá ao fato de haver muitas superstições e histórias inverossímeis a seu respeito. Conta-se que na Idade Média, cidade de Taranto, existia uma tarântula tão venenosa que quando picava, provocava nas pessoas acidentadas uma agitação nervosa com movimentos involuntários, crises dolorosas e risos histéricos. Dançavam então freneticamente até ficarem banhadas de suor e caírem de cansaço. Após a recuperação muitas vezes nem se lembravam do que haviam passado no dia anterior. Daí nasceu a famosa tarantela, música de origem italiana, frenética, violenta e muito ritmada, parecendo alguém que apresentasse com muita dor.


As Lycosas são aranhas bastante astutas, extrovertidas, não constroem teias, ótimas caçadoras e extremamente ágeis, podendo trepar em todos lugares menos em superfícies muito lisas. 


*Os acidentes entre nós são muito comuns, mas quase todos benignos em humanos, apesar da dor e da inflamação, verificando-se apenas pouca destruição da pele no local da picada. Além disso, as Lycosas quando descobertas quase sempre se acovardam e procuram fugir rapidamente. O animal adulto mede entre 2 a 3 cm de corpo e 5 a 6 cm de envergadura de pernas.
  


ABRIGOS
- Gramados, embaixo de folhas. Seus ninhos são construídos unindo-se folhas secas.
PREVENÇÃO  E CONTROLE
- Manter o gramado sempre podado, não acumular entulhos próximo a residências.







Fonte:"http://www.encoppragas.com.br/aranha_d_jardim_116.html"


"Publicado por: Paulo César"

Nenhum comentário:

Postar um comentário