quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Animais incríveis já extintos

Nos últimos 40 anos, já foram catalogadas como extintas cerca de 784 espécies pela Lista Vermelha da  União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Destas, selecionamos algumas que, hoje em dia, só podem ser vistas empalhadas.
Dentre eles, estão:

1. Golfinho do Rio chinês (Lipotes vexillifer)

Esta espécie foi extinta recentemente. Em 1979, a China declarou o golfinho como uma espécie em risco de extinção, e só em 1983 sua caça foi decretada como ilegal. Três anos depois, ainda restava uma população estimada em 300 indivíduos. Em 1990, restavam 200. Contudo, a construção da Represa de Três Gargantas alterou de maneira irrecuperável o habitat deste golfinho, de forma que em 1998 só foi possível encontrar 7 indivíduos.Com dificuldade para encontar um novo habitat para os golfinhos, os biólogos acabaram por declarar a espécie como extinta no ano de 2007, quando não conseguiram encontrar nenhum destes golfinhos nas expedições pelo rio Yang Tsé.
A fundação de conservação de Wuhan "Delfin Baiji" gastou 100 mil dólares para a preservação de células in vitro no ano de 1996. Desta forma, existe a possibilidade de vermos este golfinho novamente.
A espécie se assemelha ao boto cinza encontrado nos rios do norte brasileiro, com diferenças sutis nas nadadeiras, olhos e cauda. Vale lembrar que os botos também estão em risco de extinção.


2.Lobo da Tasmânia (Thylacinus cynocephalus)

Este mamífero, também conhecido como Tilacino ou Tigre da Tasmânia é um marsupial nativo da Austrália. A Tasmânia adotou o animal como símbolo, e entre 1888 e 1909 o governo da Tasmânia cedia recompensas pela cabeça do animal, o que gerou uma competição entre caçadores e fazendeiros. A diminuição do habitat do lobo da Tasmânia e compartilhamento de espaço com cachorros selvagens foram outros fatores que levaram a espécie a ser extinta na década de 1930 (de forma que já fora extinta na Austrália continental há cerca de 2000 anos).
O fazendeiro Wilf Batty ficou conhecido por ter sido o último a atirar em um lobo da Tasmânia. O animal rondava as proximidades do galinheiro em sua fazenda, por isso, foi baleado.


3.Quagga (Equus quagga quagga)
Esta espécie de zebra extinguiu-se completamente na África do Sul por volta de 1870. No lombo, era completamente pardo, e na cara, pescoço, costas e crinas, tinha riscas como as demais zebras. Dentre as causas de sua extinção, está a caça feita por colonos Holandeses, que aproveitavam sua pele e carne. Durante o século XIX foram mortos milhares de quaggas como parte de um plano de extermínio, que tinha como objetivo a tomada de terras para o gado doméstico. Algumas organizações da época passaram a criar os quaggas em zoológicos, onde o último quagga morreu por causas naturais.
Hoje só resta uma fotografia deste animal, tirada em 1870 em um zoológico inglês.


4.Urso do Atlas (Ursus arctos crowtheri)

O urso do Atlas era uma subspécie de urso pardo que habitava a África setentrional, onde habitava as Montanhas do Atlas.
A extinção desta espécie se deve às grandes lutas contra gladiadores em arenas. Os animais eram caçados e os gladiadores lotavam arenas em suas lutas de demonstração de coragem e força. O último urso-do-atlas encontrado vivo acabou por ser morto por caçadores em 1870 no norte do Marrocos.

5.Leão do Cabo (Panthera leo melanochaitus)

Este animal ainda é encontrado empalhado em muitos museus. Porém, durante a colonização da África do Sul, este animal foi extinto, pois apresentava um grande perigo, por sua força e frieza em ataques, que eram constantes. Por isso, qualquer colono, fosse ele holandês, inglês, português ou francês, considerava o Leão do Cabo como um inimigo a ser morto. Assim, o último leão da província do cabo a ser morto foi baleado pelo general inglês Mordaunt Bisset.



Por: Bruna Rojas

Nenhum comentário:

Postar um comentário